domingo, 3 de abril de 2011

E Tudo o Vento Levou

Qualquer pessoa que se interesse por cinema para além dos filmes apelidados de filmes de domingo à tarde já ouvi com certeza falar deste.
É um dos meus favoritos, adaptado a partir de um livro com o mesmo nome, E Tudo o Vento Levou é talvez um dos melhores filmes de sempre, não porque ganhou vários oscares ou foi êxito de bilheteira, mas simplesmente porque a estória que conta é qualquer coisa. Scarlett O'Hara é uma das mais interessantes personagens que a literatura americana, pela mão de Margaret Mitchell, criou. Ela é aquilo que no velho Sul antes da guerra civil se apelidava de Belle, aquelas meninas bonitas, que tinham diversos admiradores, eram educadas para gerir a casa e fazer um bom casamento. Mas Scarlett é feita de outra fibra e está sempre desejosa por satisfazer os seus caprichos. Não gosto da personagem pela sua personalidade, mas admiro a sua coragem, determinação e principalmente o não cruzar os braços perante as adversidades.
Escolhendo como pano de fundo a guerra Civil Americana e os anos que se lhe seguiram Mitchell conseguiu com apenas um livro aquilo que muitos demoram anos a ter: imortalidade para a sua obra e para si.
A estória do velho sul conquistou o mundo. Se nunca viram ou leram, aconselho a verem primeiro o filme e ambientarem-se à estória e depois deleitem-se com o livro que foi bastante cortado, é difícil transformar 1000 paginas em quatro horas de filme.

4 comentários:

Anônimo disse...

Nunca vi e ainda ha dias saquei o Ben Hur (falando de filmes pré-históricos) mais na ótica dos pormenores > casas > vestuário > acessórios de guerra > cenários, etc e ao fim de meia hora adormeci. Filmes de época são soníferos para mim, embora como ciclicamente tenho problemas com o sono eles t~em de estar ali para qualquer eventualidade :)

(raio da verificação :) o meu blog nao tem verificação e nunca mais recebi spam :)

Madrigal disse...

eu não tenho verificação, não percebo pq te aparece...

Pois eu desafio-te a veres este e se adormeceres então definitivamente não deves de ver mais nenhum filme de época :)
Tendo em conta os lindissimos olhos verdes de Vivien Leigh e a sua execelente capacidade como atriz mais a personagem fascinante que é a Scarlet O'Hara, que ela interpreta é dificil de adormecer. Saõ quatro horas que passam a voar. Se tu adormeceres definitivamente deixa estes filmes de lado :)

Anônimo disse...

Vou sacar e tentar ver um dia destes. A razão do soníforo tem haver que como vendi a televisão (não é só os velhinhos lá da terrinha que não têm :) vejo-os no meu portátil de head phones e deitado na cama, ora se o filme for enfadonho ou demasiado parado é só virar para o lado e apagaram-se todas as luzes.... :)

Madrigal disse...

uma coisa é certa um filme de época é mais parado que um filme passado nos nossos dias. Por isso nada de veres em dias que estejas cansado.:) Não sou só eu que digo, este é possivelmente um dos melhores retratos feitos sobre a Guerra Civil Americana e o Sulno pós Guerra, embora o filme esteja mt cortado. Daí eu sugerir a leitura do livro posteriormente. :)