segunda-feira, 11 de abril de 2011

Heroínas

Quando eu era pequena, não muito que isto foi para aí em 1992 ou 1993, a televisão passou uma série chamada Fantaghiro, no original; aqui acho que teve o seguinte nome " A Caverna da Rosa Dourada"
A personagem principal, a Fantaghiro, era uma rapariga cheia de força, destemida, enfrentava o pai e chegou mesmo a ir para a guerra, , ela rejeita casar com quem o pai quer, entre outras coisas; a série tinha lugar nos tempos medievais, daí tudo o que ela fazia chocava os outros. A série era óptima e tinha o seu lado fábula graças a inúmeras personagens e situações.
Tudo isto para dizer uma coisa muito simples, é disto tipo de personagens que eu gosto na ficção. Já na vida real sinto grande admiração por todas aquelas mulheres que vivendo constrangidas pela sociedade do seu tempo ousaram arriscar e ir mais longe, correndo o risco de serem ostracizadas por essa mesma sociedade. São estas que eu gostava de conhecer. Cada vez que ouço falar de alguém assim sinto vontade de conhecer mais, de ler biografias, etc.
É prática comum as bloggers mulheres usarem fotos de actrizes, modelos e outras que tais para ilustrar os seus posts. Eu nunca percebi muito bem essa coisa. Às vezes penso que é para atrair a facção masculina da blogosfera, outras para distrair do fraco conteúdo do post. Mas se elas admiram estas mulheres então eu penso que muitas vezes escolhem fracos modelos para serem o seu exemplo de vida, há muitas actrizes que são apenas mulheres bonitas, nada mais do que isso, claro que também há as grandes mulheres, mas essas são raras. Eu prefiro as mulheres de garra e não aquelas que ficam sentadas à espera.
Isto não pretende ser uma critica negativa, é apenas uma reflexão, afinal quem sou eu para criticar os outros?

Nenhum comentário: