quinta-feira, 7 de abril de 2011

O que aprendi no fim de semana passado

  • o meu primeiro nome é russo
  • os ursos também vão à casa de banho
  • para lavar as mãos na casa de banho da Alfandega do Porto é preciso tirar um curso
  • há quem goste de ter profissões chiques mas na hora de meter as mãos no trabalho duro piram-se
  • há quem declare o salário mínimo e ganhe muito mais do que isso e por isso o país caminha para um abismo financeiro
  • há quem peça desculpa por tratar por tu, sem conhecer o outro de lado nenhum, na minha opinião paneleirices parvas
  • nota-se à distância quem não é do Porto
  • as crianças gostam de cores coloridas
  • e mais importante de tudo, ter um negócio nosso, significa muito trabalho, poucas horas de descanso e não ter mais lucros por causa disso.

6 comentários:

Anônimo disse...

Fiquei intrigado com uma dessas.

Em que termos se nota à distância quem não é do Porto? Deduzo que á distância não será pelo sotaque...

Madrigal disse...

à distância é uma força de expressão que uso mt :)
De resto, nem é bem o sotaque que os denuncia, é mais aquela maneira de falar de certa forma pretensiosa, como diriam os ingleses: they give themselfs airs. acho que aí em Lisboa falam um pouco assim, dando-se ares não sei mt bem de quê.:)

Anônimo disse...

É impressão tua. Aqui impera a simpatia... lool...

Madrigal disse...

não é não, aliás há um ditado que diz: em Braga reza-se, no Porto trabalha-se, em Coimbra estuda-se e em Lisboa, dá-se nas vistas e isso já diz tudo.

não quero com isto dizer que aí são antipáticos, mas snobismo e simpatia sáo coisas diferentes. De resto, Lisboa parece-me ser uma cidade sem alma ao contrário do Porto. E nada disto é influenciado por bairrismos ou preferencias clubisticas :)

Anônimo disse...

Claro. Tens toda a razão. Como as minhas costelas paterna e materna são de outros locais do país onde já vivi e por conhecer todas as suas diferenças concordo em absoluto contigo: Aqui impera a falsidade ou o tal snobismo, o formalismo desnecessário, a desconfiança, para além de outros tumores sociais, e pior, é que mesmo quem nao é de cá, após alguns anos cá (digamos, mais de 5 anos pelo menos) acaba por se tornar igual nos comportamentos e na atitude, face a tudo o que vê e ouve diariamente.

Eu nasci aqui e moro cá, mas por ter vivido noutros lugares durante importantes anos é uma cidade que se um dia eu ter de deixar por algum motivo, saudade ficará apenas nos lugares, paisagens e outros encantos da cidade (que tem muitos mesmo) mas nunca das pessoas, porque infelizmente aqui existe um certo estigma ou catalogação das pessoas de outros lugares nem sempre positivo, o que é uma estupidez visto que a maior parte das pessoas que hoje habitam a cidade e os arredores, são originárias de outros lugares do pais, vindas nas correntes migratórias dos anos 30 aos anos 70 especialmente transmontanos, minhotos, beiroes e alentejanos, fora o mozaico de fora, africanos, brasileiros, e agora tristemente até islâmicos.
Com o que fui vendo, ouvindo e aprendendo tornei-me num defensor dos outros locais e abomino qualquer discriminação feita ao povo do mesmo pais, especialmente se for dirigida contra o Norte ou contra a Madeira :)

Saudade da cidade de Lisboa sim, nunca das "suas" pessoas.

Madrigal disse...

pois aqui não existe esse tipo de distinção e uma pessoa que aqui viva e seja de outra cidade não é estigmatizada, até porque tal como em Lisboa, uma vasta maioria veio de outras cidades nessa onda migratória para aqui. Haverá alguma discriminação em relação aos lisboetas, mas isso é mais motivado por razões clubisticas e claro que estrangeiros tb sofrem com esse problema, mas isso é um mal mundial e não regional. :)
de resto e como o Menezes dizia um dia: o Porto não é só a cidade, é também os concelhos que o rodeiam. Entre viver em Gaia, Maia, Gondomar ou outro concelho ou mesmo na cidade não há diferença, somos todos do Porto. Em Lisboa se calhar já não é assim.
E só uma coisa vos invejo é os salários mais altos e mais empresas onde trabalhar, a maior oferta cultural. Lisboa lá terá os seus encantos, mas a mim não me seduz. :)
e sem querer puxar mais ainda a brasa à minha sardinha, mas mt gente fica encantada qd vem para aqui daí, mas parece-me que o contrário não acontecerá assim tanto. :)