quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Na semana passada recebi a newsletter da Wook. Desta vez a selecção deles coincidia sobre livros de auto-ajuda para o amor e relações amorosas.
Sinceramente não sei o que será mais rídiculo se os livros em si se os título dos mesmos. Nas relações amorosas, familiares e de amizade não existem regras e o que funciona para uns, não funciona para outros. Por isso considero rídiculos todos estes livros, como se alguém ao seguir todas estas regras chegasse ao objectivo de arranjar um namorado, marido, amante...
Os títulos são uma verdadeira anedota, os dois que mais gostei foram:
- Porque é que as Mulheres Gostam dos Homens da Helena Sacadura Cabral. Se as mulheres gostam de homens é porque são heterosexuais e não lésbicas!
- Por Que os Homens Casam Com Umas Mulheres e Com Outras Não de John T. Molloy. Este faz-me lembrar aquela cena do filme " Um Amor Inevitável" ( When Harry Meet Sally) quando a Sally descobre que o ex-namorado vai casar e diz: " Ele não queria casar, o que ele não queria era casar comigo!"
Nunca li nenhum destes livros, acho que se lesse ia rir, dos disparates que lá aparecem. Imagino que digam algo do género: leve-a ao restaurante mais caro da cidade. Como se toda a gente quisesse comer nos restaurantes mais caros! Algumas mulheres iriam adorar um piquenique num parque.
E agora fingindo que sou uma autora destes livros, digo que para mim o segredo está em encontrar alguém que queira o almoço no restaurante mais caro, mas que não se importe de piqueniques ocasionais no parque... ou seja alguém que esteja disposto a ceder...

3 comentários:

Menphis disse...

Concordo contigo que amar é também ceder, desde que a cedência não seja, primeiro, sempre da mesma parte e, segundo, que essa(s) cedência(s) se torne(m) como arma de arremesso para outra(s) cedência(s).

Que eu me lembro do amor ( já não amo a sério à algum tempo...) acho que o segredo deverá ser mesmo no equilibrio de ambas as coisas, até porque, por vezes, um piquenique poderá ser bem mais atractivo do que ir a restaurantes caros.

e além do mais, resumir uma relação entre duas pessoas a comida acaba por ser um bocado estúpido, onde é que ficam as joias caras e os vestidos de princesa ?

Madrigal disse...

Sim, as cedencias devem ser mútuas e como dizes não serem usadas como arma para outras cedências. O que acontece é que esse é um equilibrio que muitas vezes é díficil conseguir...
Quanto às jóias e vestidos de princesa, possivelmente estes livros também falaram deles... Para mim não têm qualquer valor prefiro um livro ou um dvd, uma bujeteria, qualquer coisa simples, até uma flor roubada no jardim alheio ou colhida na beira de um caminho, podem ser melhores que uma jóia cara. O amor que os outros nos têm não se mede em presentes caros. :)

Menphis disse...

" O amor que os outros nos têm não se mede em presentes caros."

Depois do que disseste, não tenho mais nada a acrescentar apenas que concordo plenamente contigo. E é bom que as pessoas se lembrem disso numa sociedade capitalista e consumista como é aquela em que vivemos.