sábado, 29 de agosto de 2009

Radio Novelas em inglês

No vasto currículo do Toby Stephens além de filmes, séries de TV, audio-livros e teatro, encontramos também a rádio. Não, ele não fez qualquer trabalho como locutor ou apresentador de um programa, mas sim audio dramas ou audio plays, aquilo que em português chamariamos de rádio novelas. Foi esta participação dele que me fez conhecer este mundo maravilhoso ao qual fiquei absolutamente rendida.
Os audio dramas, não são mais que adaptações de livros ou mesmo peças de teatro para a rádio. O trabalho dos actores é excelente e não são raras as vezes que olho o monitor do computador à espera que ver a imagem que não existe, além de ser uma excelente forma de conhecer melhor a literatura clássica inglesa.
Graças a um software é possível gravar estas delícias para depois ouvi-las.
Tenho aqui guardadas algumas que posso partilhar com quem quiser, basta que deixem o vosso e-mail nos comentários. Tenho vários mas os mais conhecidos são:o dr. No ( é um dos livros do famoso James Bond), a Anna Karenina, a Dama das Camélias e a Rebeca. Destes os meus preferidos são a Dama das Camélias porque é uma líndissima história de amor, embora trágica e o Dr. No, tem uma cena que demonstra toda a qualidade do Toby Stephens enquanto actor.

7 comentários:

Menphis disse...

Vou-te contar um petite secret meu que, embora não pareça, tem alguma coisa a haver com o teu post: sempre sonhei em fazer rádio (é um dos verdadeiros sonhos da minha vida)e, um dia, quando a minha vida virou de agulha,( é aqui que começa o segredo) ofereci-me como voluntário para a Biblioteca Municipal para ler audio-livros para os invisuais, era um bom serviço que fazia a alguém e matava o " bicho". A minha desilusão foi imensa quando percebi que os horários eram incompativeis com a minha profissão. Até abdicava de um sábado de tarde mas não me deixaram. Por isso admiro as pessoas que fazem audio-livros e fizeste-me lembrar dessa situação ( que ocorreu à uns bons valentes anos).

já agora uma pequena questão, visto gostares de poesia e de Mario Viegas e Villaret por acaso não tens nada deles ?

Madrigal disse...

Menphis, essa expressão da vida virar agulha, nunca tinha ouvido e gostei! Muito original! Calculo que queiras dizer que ficou de pernas para o ar?? lol
Não tenho nada do Viegas ou Villaret, só há três anos é que descobri o mundo dos audio-livros e tudo graças ao Toby Stephens. Já que contaste um segredo teu conto-te um meu, na altura que descobri isto cheguei a comprar um MP3, para poder levar os aúdios para o trabalho e ouvir na hora de almoço. Aqui em Portugal há muito pouca coisa e é tudo invariavelmente caro, no Reino Unido na rádio há tb além das "radionovelas" a leitura de livros, existe um programa chamado "a book at bedtime" ( um livro ao deitar) e lá os audiolivros são bem mais baratos. A única coisa que tenho é um conto da Florbela Espanca lido pela Alexandra Lencastre, que posso arranjar-te se quiseres. Além de um cd que tem poemas do Oriente ditos pela Leticia Sabatella, foi um cd lançado na altura na novela "O Clone". o poema que pus aqui hoje pertence a esse conjunto.
Em relação à leitura para os invisuais, porque não tentas outravez? Agora há tanta tecnologia, podia ser que te deixassem gravar ou os horários podem ser mais compativeis com o teu. Devias voltar a a tentar.:)

Menphis disse...

Quando digo "virar a agulha" digo que a minha vida seguiu por outros caminhos, que não a rádio, se bem que o meu trabalho ainda exista um ponto de contacto com isso, embora a vida de pernas para o ar também não é mal visto LOL

É pena os áudio-livros estarem caros,somos um país de radio-novelas, não sei se na Rádio Festival continua, mas existia o " A voz dos ridículos", cheguei a conhecer ( lá está por razões profissionais) alguns autores dessas mesmas rádio-novelas.

já agora aconselho-te este site, http://www.classicosdaradio.com, penso que encontrarás coisas interessantes sobre o passado da rádio, o autor é um grande amigalhaço ( o que aprendi de fotografia e de filmar foi 50 % responsabilidade dele os outros 50 % foi da minha incansável curiosidade), vou falar com ele para ver se me arranja mais e até explorar melhor o site, digamos que voltaste a atiçar o meu bichinhoLOL

ah..e o mais importante agradecia que me arranjasses então o que tens (já li esse livro do Gibran à muitos e muitos anos). obrigado e desculpa pelo comentário que mais parece um testamento LOL

Madrigal disse...

Já dei uma vista de olhos e parece ser mt interessante, obrigada pelo link. Podes escrever o quanto quiseres nos comentários, eu não me importo. quando um assunto me entusiasma tb escrevo/falo muito dele e já deu para perceber que é esse o caso da rádio.
depois, eu envio-te as coisas por e-mail.

Rosa disse...

Uma dúvida: nessa adaptação para rádio da dama das camélias entra o Toby?
Bom,mesmo que não entre também estou apaixonada por essas adaptações,passo a noite a ouvir no meu mp3. Mando te o mail para me poderrs enviar? Beijinho

JIBAMM disse...

Ainda ta mandando? Manda o que tiver aí...Obrigado
batista.thiago@hotmail.com

Madrigal disse...

Jibamm, já não tenho os ficheiros.