quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A Revolta

Se o Toby Stephens ( o meu actor preferido) não entrasse neste filme nunca iria vê-lo. O filme não chegou aos cinemas e foi lançado directamente em DVD.
Mas ainda bem que o Toby entra nele e assim pude conhecer este excelente filme. Em The Rising - The Ballad of Mangal Pandey, no original, Toby Stephens interpreta William Gordon, um oficial do exército inglês na Índia. Gordon passou grande parte da sua vida neste país, a servir a Companhia das Índias, a amizade com Mangal Pandey nasce quando este o salva durante a guerra contra o Afeganistão.
Em 1857, a Índia era governada pela Companhia das Índias, uma sociedade corrupta e injusta. A determinada altura é introduzido uma nova munição que é lubrificada com gordura de vaca e porco. Para a usarem, os soldados nativos têm de abri-la e tocar-lhe com a boca. A vaca é sagrada para os Hindus e o porco esta proibido para os muçulmanos.
Ao descobrirem isto, os nativos, liderados por Mangal Pandey, acabam por se revoltar e este é o primeiro grito de uma independencia que nasceria cerca de 90 anos após estes acontecimentos.
O filme além de um relato informal dá história desta revolta, acaba por revelar o lado negro da colonização britânica.
Deste vez para além do trailer, fica ainda um dos momentos musicais, o Holi, segundo aprendi no filme de ontem trata-se de um festival de cores, o festejo da mudança das Estações. Parece ser tão divertido como nossa tradição de martelar cabeças no S. João.

Nenhum comentário: