segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A Noiva Indecisa

Gurinder Chada, a realizadora deste filme, disse numa entrevista que pensava que Jane Austen tinha sido indiana numa outra vida. Se a reencarnação existe e existindo isso de facto aconteceu, não sei. O que sei é que este filme é uma boa adaptação do clássico "Orgulho e Preconceito" escrito por Jane Austen.
Ser fiel à estória do livro e ao mesmo tempo à realidade indiana não terá sido fácil, mas Gurinder consegui-o, assim temos o típico filme de Bollywood, com música, dança e claro sem beijos. Eu até gosto mais desta adaptação do que do filme do Joe Writght. Adaptar Jane Austen não é fácil, primeiro porque ela foca-se primeiramente na crítica à sociedade e só depois nas estórias de amor entre os personagens. Muitos que lêem este livro não consegue gostar, é um mundo à parte mas quem consegue entrar nele consegue rir e ver um pouco da nossa sociedade reflectida nele. Porque o mundo não mudou tanto assim.
A estória das cinco irmãs Bennet, neste caso só quatro, é muito conhecida. Numa altura em que as mulheres não exerciam qualquer profissão e apenas o casamento era uma carreira aceitável. As mulheres que não tinham dote tinham de fazer um casamento proveitoso. Os casamentos por amor escasseavam, mas Elizabeth tinha ideias próprias e queria um casamento por amor, seria impensável casar apenas para assegurar um futuro confortável.
Em " A Noiva Indecisa" Elizabeth transforma-se em Lalita e também não está disposta a aceitar um casamento com o idiota do Mr. Kholi, apesar da pressão da família. Ela tem os seus próprios interesses.
Ao longo de quase duas horas somos levados por um festival de cor, música, dança e claro muito humor. Quem tiver lido o livro e gostar de musicais de certeza que gostará deste filme.
Ficam aqui três vídeos. o primeiro é o trailer. Os outros dois são os meus momentos musicais preferidos, o filme começa com o casamento de uma amiga de Lalita e o que vemos é uma dança tradicional em que os rapazes provocam as raparigas e vice-versa. Já no segundo Lalita numa mistura de sonho e realidade exprime o que será o seu homem ideal.

Nenhum comentário: