segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Ficar bem na fotografia

uso a expressão do título sempre que vejo comportamentos ou atitudes que me parecem ser feitos ou ditos apenas porque é aquilo que se sabe que os outros irão aprovar, não sendo aquilo que a pessoa gosta ou sente realmente.
Tenho visto pela blogosfera fora vários posts sobre o Cisne Negro e todos são unânimes em dizer que gostaram do filme, uns com mais adjectivos, outros com menos mas até agora ninguém disse mal, pelo menos nos que li. O que é certo é que encontrei há dias num fórum, que frequento várias opiniões negativas. O fórum em questão é frequentado maioritariamente por mulheres americanas e inglesas, embora haja algumas de outros países. Não critico as senhoras por não terem gostado ou não sentirem vontade de ir ver como algumas afirmaram, estão obviamente no direito delas. O filme em questão, sem querer dar muitos spoilers é perturbador e não é feito para as audiências que comem pipocas. Neste fórum já encontrei várias sugestões de excelentes filmes e uma das participantes, foi em tempos a minha cobaia, em quem eu depositava sempre confiança na sua opinião sobre filmes. Agora já não é assim, até porque eu vou pouco ao fórum...
Onde eu quero chegar e isso é o motivo deste post, é simples serão as opiniões que encontramos em blogues ou fóruns genuinamente sinceras? Ou dizem que gostam porque toda a gente gosta ou dizem que não gostam porque todos dizem que não gostam? Por vezes é difícil dizer que não se gosta e ir contra a opinião vigente, ou que se gosta. Ser a voz discordante, é complicado, mas o que ganhamos em alimentar opiniões que não temos? O que noto, é que poucas pessoas sabem argumentar o seu ponto de vista sem insultar o outro, é mais fácil dizer Amem do que dizer: não gosto. Estas coisas ás vezes parecem parvoíces, mas dão que pensar... Fiquem sossegados todos os que aqui vêm que eu digo sempre se gosto ou se não gosto com veracidade. :)

2 comentários:

Menphis disse...

Nunca fui de dizer que gostava uma coisa que não gosto,agora o que faço é que não entro em guerras, ou seja, já não tenho paciência para isso, se não gosto passo ao lado pelas mesmas razões que tu dizes, para não me chatear e porque descamba quase sempre para o insulto. Se não gosto de um filme/livro,música passo ao lado, até porque se não gosto nem perco tempo com isso. E depois, por feitio, gosto mais de dizer bem do que mal :-)

Madrigal disse...

tal como tu qd não gosto raramente escrevo sobre isso e qd o faço é quase sempre pq havia alguma vontade ou expectativa acerca do livro ou filme.