quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

How i met Toby Stephens...

Tendo já mencionado o Toby Stephens diversas vezes neste blogue, chegou a altura de contar aqui como o conheci, até porque é uma estória engraçada, já que foram diversos desenvolvimentos que levaram a este conhecimento.
Há uns anos, o Biopraphy Channel não era a bela porcaria que é hoje e dava diversas biografias de pessoas que marcaram realmente a história com a sua arte, governação, etc
No dia do Livro, emitiram uns programas dedicados a vários escritores, Jane Austen, Charles Dickens, Mark Twain e as Irmãs Brontë, que quem não conhece são 3 irmãs cujos os livros que escreveram ficaram famosos. Eu já tinha ouvido falar delas e ao ver o programa, a minha atenção foi despertada ainda mais. Charlotte Brontë escreveu Jane Eyre e foi precisamente este que mais me despertou como um livro do qual eu podia vir a gostar.
Alguns dias depois comprei o livro e como sempre coloquei-o na prateleira para ler mais tarde. :)
Muito tempo depois, em Setembro de 2006, andava a eu a cuscar a programação da RTP Memória, quando vi que iam emitir um filme chamado Jane Eyre, na altura não sabia mas esta era apenas uma das muitas adaptações do livro.
Após cinco minutos de filme já eu estava completamente rendida e apaixonada pela pequena órfã que demonstrava uma coragem como poucas. No dia seguinte, era dia de trabalho e andei o dia inteiro ansiosa para chegar a casa e procurar na net informações sobre o livro, o filme, a autora, tudo enfim.
Uma dessas pesquisas levou-me a um fórum, onde discutiam a mais recente adaptação do livro... Uma série da BBC, e todas as mensagens deixadas eram unânimes em dizer o quanto a série era boa.
Fiquei desiludida porque sabia que aqui nunca havia de chegar, numa televisão feita com novelas, reality shows, filmes manhosos e séries americanas, este tipo de séries não tem espaço...Os canais de cabo não eram uma hipótese. Havia alguma esperança na RTP2, mas quando tinha sido a última vez que uma série de época passara na RTP2?
Vieram então alguns vídeos, colocados por outros membros e um deles fez mudar tudo, não não foi aqui que achei que a série era má, mas sim que conheci o Toby, era uma cena particularmente importante na estória, a primeira conversa de Jane e Rochester ( interpretado pelo Toby) , a dada altura ele manda-a tocar o piano. E foi nesse momento em que eu fiquei rendida à performance do Toby, a Jane toca um pouco mal e o Toby faz uma cara em que diz: F***** eu devo ter feito muito mal numa outra vida para ter que ouvir isto!!!
Completamente expressivo e muito bom ator, foi essa a minha primeira impressão.
Um fórum, dedicado ao Toby nasceu quando a série acabou de ser transmitida ou ainda antes disso e para lá fui, um local onde aprendi muitas coisas e que me enriqueceu a vários níveis. Pena que o tempo tenha levado alguns membros e os que surgiram e os que ficaram não sejam na sua maioria pessoas interessantes...  Tentei ver tudo o que podia dele, embora até à data ainda me faltem coisas. Mas cada vez que vejo algo novo, fico sempre surpreendida pela forma como ele consegue dar sempre o seu melhor e esquecer que um dia foi Rochester e outros personagens.
Toby Stephens não tem a fama de outros, mas tem um trabalho bastante interessante, com filmes que eu nunca conheceria se ele não fizesse parte deles, uns gosto mais outros menos, mas a grande maioria eu gostaria mesmo que ele não estivesse no elenco. Foi também ele que me trouxe uma amiga virtual, alguém que eu nunca pensaria poder vir a ser amiga, já que somos diferentes em nacionalidade, idade, mas de certa forma somos iguais. Adoro falar com ela sobre os mais diversos assuntos, quase sempre com tendência para as séries de época :) Também agradeço ao Toby, a descoberta dos programas de rádio que eu passei a gostar, além dos áudio-livros.
Para terminar aqui fica a cena que me seduziu. :)



2 comentários:

Anônimo disse...

É só descobertas nop teu blog. Raramente ou nunca venho cá e posso dizer "já vi isso"!

:)

Madrigal disse...

eu só gosto de coisas que mais ninguém ou quase ninguém conhece. :)
tb qd tu pões lá no teu música, eu raramente conheço. :)