quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Na sequência da formação que frequentei estou neste momento a fazer um estágio. A empresa fica em frente a uma escola EB2/3, aquilo que no meu tempo se chamava escola preparatória.
Há dias enquanto fazia um mini-break notei que estavam diversas pessoas à porta da escola, rapidamente percebi que esperavam que os miúdos saíssem.
Isto fez-me pensar, ninguém me levou à escola a partir da terceira classe, ou ia sozinha ou ia com uma amiguinha ou ia de autocarro. E se não estou em erro no ciclo não havia quase ninguém à porta, ao contrário deste dia que vi cerca de 20 pessoas. Serão os pais de hoje mais protectores em relação aos filhos? Permitindo deste modo que eles desenvolvam pouca autonomia? Ou haverão mais perigos hoje que no meu tempo? Fica a dúvida.

3 comentários:

Anônimo disse...

Não creio que seja propriamente isso. O que se passa é que há cada vez mais gente desocupada, pais que não fazem nada. Não te esqueças que no nosso tempo de crianças não havia rendimento mínimo e as pessoas eram obrigadas a se orientar. Hoje em dia já nao é preciso nada disso, para alem de muitos pais tratarem os filhos como seus animais de estimação e que pagarão a factura da maneira mais inesperada.

*A minha mãe so me levou à escola na 1a e 2a classe, e foi porque nesses anos vivi em lugares diferentes.

* Bem observado :)

Madrigal disse...

qd escrevi isto não me lembrei desse pequeno pormenor, de pessoas que vivem do rendimento minimo. eu até podia dizer que tendo em conta a zona, que não é daquelas que no Porto são consideradas pobres, isso não se aplicava, mas a verdade é que os beneficiários do rendimento minino estão por todo lado.
Mas olha outra coisa, no nosso tempo tb havia mts mães que estavam em casa ou trabalhavam em casa e mesmo assim não se via tanta gente às portas das escolas. :)

Anônimo disse...

Pois essas mães eram demasiado ocupadas e ensinavam as coisas à primeira. As mães hoje são tipo baby sitters...