terça-feira, 17 de maio de 2011

Don´t be nice be yourself

E depois de ter visto dois caramelos no programa da tarde da Sic, a arengar sobre o que dizer ou não no primeiro encontro, decidi contar aqui uma coisa.
Há uns anos conheci a Petra, uma rapariga sueca que estava em Portugal a estagiar, quando cá chegou tinha namorado. O rapaz veio cá passar o Natal e antes de partir para a Suécia achou por bem dar-lhe como prenda de despedida o fim do namoro.
A Petra não ficou inconsolavel por muito tempo e um ou dois meses depois arranjou um date com um rapaz. Não sabendo se o protocolo de ir beber um café cá no burgo significava também ir até ao vale dos lençóis perguntou ao grupinho que se reunia à volta dela. Nós explicamos que não e conversa puxa conversa, eu acabei por lhe dizer: don't be nice be yourself! E claro aquilo deu pano para muitas piadas posteriores como sempre acontece quando alguém diz algo assim, mas isso agora não interessa. Este é o meu conselho, se me permitem, devemos sempre ser nós mesmos por muito que isso desagrade ao outro. Já dizia o Mr. Darcy que não há nada pior do que os esquemas empregues pelas mulheres para tentar agradar. Não é a quote exata, mas é algo assim. :)

4 comentários:

Anônimo disse...

E lá induziram a moça em ilações que poderiam nem estar correctas :) para além de não saberem o que para ela seria ser "herself".

Essa coisa das mulheres tentarem agradar também tem que se lhe diga. Faz me lembrar há já uns bons anos atrás, um fogacho que tive com uma jovem, que a partir do segundo encontro (o primeiro só nosso) vinha cada vez mais provocante. Obviamente que aquilo ajudou ao começo de algo, ainda que breve. Um dia mais tarde (e quando ela já andava com as roupas casuais) abordei-lhe essa questão e ela falou-me que era para causar boa impressão. Causou, mas eu nunca lhe pedi nada disso, e da minha parte ainda me lembro dos ténis que usava nesses dias, inclusive nesse primeiro encontro num dia chuvoso em que meti o pé numa poça e passei o encontro um bocado incomodado...

Ainda assim acho que essa coisa do "agradar" mais superficial é coisa mais das pós-adolescentes, não das mulheres mais velhas, e acho que os rapazes também o fazem, se bem que mais pela mentira/omissão :)

Madrigal disse...

todos tentamos sempre agradar, independetemente da idade. O que acontece é que se calhar dependendo do grau de interesse o esforço pode ser maior.
Tentar agradar e mentir são coisas diferentes. Uma coisa é dizer-se que não achamos grande piada, a determinado filme, outra é dizer que se adora. è mais suave dizer-se que não acha piada a dizer que se detesta. :)

Patrícia Xará disse...

O nosso problema é que, enquanto não encontramos o nosso Mr. Darcy, esforçamo-nos imenso por agradar ao que julgamos ser o tal.

Agora algo que não tem nada a ver. Estou a pensar comprar a edição da Book.It de Jane Eyre. 5€ contra os 25€ da Presença e a capa é linda.
Só rezo para que não fique atrás em termos de tradução.

Madrigal disse...

Patricia, não tenho essa edição não sei te dizer, mas a tradução deles do livro A Dama das Camélias tem bastantes gaffes, mas espero que a da Jane Eyre não seja assim :)