quarta-feira, 25 de maio de 2011

Starter for Ten


O livro Um dia causou-me uma boa impressão e por isso mesmo pus-me a pesquisar os trabalhos anteriores de David Nicholls, encontrei este filme que é uma adaptação de um livro seu e cujo o argumento foi escrito por ele.
A minha curiosidade foi ainda mais aguçada por o elenco estar cheio de caras minhas conhecidas, claro que são desconhecidas para um grande público, mas quem como eu vê muitos filmes e séries inglesas, acaba por conhecer mais ingleses do que americanos. :)
O filme passa-se num ambiente universitário e ao contrário de tantos outros do género não nos traz o típico geek que quer ser popular, mas sim um rapaz que desde pequeno ambiciona participar num daqueles concursos de perguntas, uma especie de campeonato entre as universidades. Brian apenas quer  ser inteligente e ter conhecimento, numa sociedade em que tantos procuram a fama, como modo de vida, cultivam a superficialidade das conversas, encontrar um rapaz que quer conhecimento é verdadeiramente refrescante. Ainda mais porque quem sabe e demonstra saber é muitas vezes apelidado de cromo e olhado de lado. Talvez porque uma narrativa assim não fazia sentido nos dias de hoje, o filme passa-se nos anos 80 ou talvez porque esses foram os anos que Nicholls andou na universidade. 
O filme não é nada do outro mundo, mas como disse tem um argumento refrescante, embora inevitavelmente caia em alguns lugares comuns.  

Nenhum comentário: