sexta-feira, 6 de maio de 2011

O Túnel da Liberdade

esta mini-série de produção europeia, aliás co-produzida por vários países europeus passa-se nos anos 60, em Berlim. A acção começa uns minutos antes das fronteiras entre Berlim Oriental e Berlim Ocidental fecharem, ou seja antes da construção do Muro de Berlim. Claro que antes de construírem o Muro o lado Russo deixa de permitir a livre circulação entre os dois lados da cidade e como os mais entendidos em história sabem separa assim famílias, que com a posterior construção do muro, em tempo record, acaba por ditar uma separação definitiva.
Baseado em factos verídicos, O Túnel da Liberdade, conta-nos como dois italianos, estudantes de Engenharia na Berlim Ocidental, vendo-se separados de um amigo, decidem construir um túnel para que o amigo possa juntar-se a eles na parte Ocidental da cidade; dizer mais era estragar a série a quem quiser eventualmente ver.
Kim Rossi Stuart lidera um elenco excelente, na medida que retratam bem a forma como as pessoas viviam naqueles tempos: com medo... além disso os cenários são do mais realista que já vi.
Infelizmente, se não fosse pelo meu Kim entrar nisto, eu nunca teria visto tal coisa, infelizmente e como sempre não há vontade de mostrar nada para além dos filmes típicos de domingo à tarde. Uma pena, aprendi imenso a ver a série e tenho para mim que devia ser mostrado nas escolas para que todos se revoltassem e percebessem que quando não há interesse as coisas existem por muito tempo, mas se alguém se interessar o flagelo acaba depressa.
Para eventuais interessados aqui fica o link para comprarem o dvd, não é dinheiro deitado fora, mas não se assustem com a capa em espanhol, os menus estão em português e a série é também legendada na nossa língua: Dvd  

Nenhum comentário: