segunda-feira, 16 de maio de 2011

A verdadeira rede social

Quanto mais falam no facebook e no twitter como redes sociais e que é o que está a dar. Mais eu me convenço que a verdadeira rede está aqui, na blogosfera.
O facebook é para mim uma espécie de clube, daqueles privados onde não entra qualquer um. Quase todas as pessoas que têm facebook adicionam apenas quem conhecem e no limite adicionam alguém que é conhecido de alguém mas não conhecem fisicamente.
Se a rede social é para aprender coisas novas, conhecer outras ideias, estar em contacto, etc. Se só adicionamos quem conhecemos então o que vamos aprender através desse meio que não aprendemos durante o contacto físico diário??
Na blogsfera, conhece-se gente ainda que muitas vezes nunca haja um encontro físico ou um contacto maior que aquele que é feito através dos comentários deixados. Aqui qualquer um encontra blogues que sejam do seu agrado, quer gostem de ler quer gostem de futebol. Aprende-se algo, conhecemos realidades diferentes da nossa, vemos coisas que se calhar nunca teremos oportunidade de ver ao vivo e a cores. Enfim, aprende-se, evolui-se. Agora num circulo fechado do facebook, acho que não.

2 comentários:

Anônimo disse...

É a unica que uso ainda hoje e já pensei em abandonar, porque parecendo que nao isto vai gerando curiosidade, novas descobertas e quando damos pelo tempo já andamos à horas nisto. É ou não é?

Madrigal disse...

sim, se for a ver/ler coisas interessantes vale a pena perder tempo, caso contrário pode-se empregar o tempo em coisas mais úteis. :)