domingo, 22 de maio de 2011

As pessoas e a Jane Austen

Talvez porque Jane Austen observou muito a sua sociedade, muitas das suas observações bem como situações criadas nos seus livros continuam a fazer sentido hoje, eu às vezes sinto-me um bocado como imagino que ela se devia sentir. Alguém que observava o que a rodeava e escrevia sobre isso, claro que ela o fez muito bem e eu faço-o muito mal.
Não deixa de ser interessante e até divertido. É verdade e é simples noto, por vezes os mesmos comportamentos nas pessoas que a Jane deve ter visto e mais tarde tratou de descrevê-los. Ainda noto a mesma adulação por certas opiniões, por exemplo em blogues, quando se diz que a carteira X é que é e vai-se a ver é só comentários a dizer sim, é giro. Noto que quando em grupo, as mulheres tendem a falar de coisas mais femininas e a conversa é bem mais variada quando há homens por perto. Raparigas namoradeiras há por aí aos montes, fascinadas por homens fardados também. A lista podia estender-se, mas fica-se por aqui.
Por brincadeira já disse aqui e a ali, geralmente guardei só para mim, que fulano ou sicrano me faz lembrar a personagem X ou Y de Jane, claro que não são papel químico do personagem em questão, mas têm características suficientes para eu dizer: aquele parece mesmo o Mr. Darcy ou a Elizabeth ou a Anne Elliot, numa lista sem fim de personagens austenianos.
Eu que já li alguns livros, em nenhum outro escritor encontrei personagens que facilmente identificasse no meu dia-a-dia e tendo em conta o tempo que já passou desde que Jane escreveu os seus livros, isto não deixa de ser curioso e muito interessante.

Nenhum comentário: