domingo, 29 de maio de 2011

Na última semana os noticiários tiveram o prato cheio com a noticia da agressão a uma jovem de 13 anos, o caso foi amplamente divulgado nos meios de comunicação e os detalhes melhor ou pior todos os conhecemos.
O mundo vai evoluindo e para nós que temos 30 anos ou mais, o mundo virtual entrou na nossa vida, na maioria dos casos, quando já tinhamos maturidade suficiente para distinguir o certo do errado. A questão é que miúdos mais novos já nasceram online e com um telemóvel na mão.
E nos úlitmos tempos as redes sociais vieram colocar ainda mais lume na grande fogueira que são os perigos na internet. As coisas são boas ou más, na grande maioria das vezes, conforme o uso que lhe damos. Para os miúdos é perfeitamente normal twitar que o gato anda atrás de uma mosca, para mim já não é assim e todos esses detalhes que no meu tempo eram contados no dia seguinte, agora estamos a saber quando está a acontecer.
No fundo, é perverso alguém filmar uma agressão e colocar no facebook, onde todos irão ver, mas para um jovem isso é normal, até porque os outros que não estavam lá têm de ver, porque se não for assim, podem sempre ser acusados de estarem a mentir. Talvez sirva ainda como aviso a quem estiver a pernsar meter-se com quem pratica aquele acto de maldade.
Nesta situação e dada a gravidade da mesma, o feitiço virou-se contra o feiticeiro e sem querer tomar partidos ainda bem que isso aconteceu, porque assim será certamente feita alguma justiça.
Mas percebam bem isto, aquilo é quase de certeza um acto impensado, e para os jovens normal, estou a falar de filmar e colocar no facebook.
Nos últimos anos e com o aparecimento das redes sociais, parece-me que toda a gente tem vontade de mostrar aquilo que faz perpetuando uma ideia de ter uma vida interessante... Possivelmente os psicologos saberão explicar tal fenómeno.

Nenhum comentário: