sexta-feira, 27 de maio de 2011

Homens de outros tempos

As inglesas e americanas, têm, por costume, um herói literário vindo diretamente da literatura clássica, entre os preferidos estão o Mr. Rochester e o Mr. Darcy, criações de Charlote Brontë e Jane Austen, respetivamente. Possivelmente, por causa dos filmes e séries da BBC ou então por um gosto mais aguçado pelos clássicos todas as mulheres terão um herói do qual gostam.
Até aqui tudo bem, é afinal é impossível encontrar um Darcy ou um Rochester, mas podemos sempre imaginar que se vivêssemos nestas alturas iríamos encontrar alguém assim, esquecendo por momentos que determinados traços de personalidade resultam no papel e não na vida real.
Contudo, começa a ser preocupante verificar a quantidade de livros que vão aparecendo de homens de outros tempos que saltam para o nosso tempo e conquistam mulheres. São os vampiros, são homens que atravessam espelhos mágicos, quadros, são desencantados através de feitiços, eu sei lá!
Só sei isto, não gosto desse tipo de enredo, a não ser que ande numa fase que me apeteça desanuviar ou a curiosidade leve a melhor. Só vos digo isto, se eu fosse gajo, escreveria às autoras dos livros em questão e perguntaria se acham que agora não existem homens, suficientemente bons para elas, se perderam toda a fé no sexo oposto e por isso precisam de ir desenterrar estes homens do passado.

Nenhum comentário: